Soluções Inteligentes

Falta de conscientização e os ataques de hackers.

Manifestações

Manifestações em todo o país.

Passadas todas estas manifestações populares que ocorreram no Brasil, ficou evidente uma recorrente fragilidade: os ataques de hackers às redes. Muitos portais públicos e privados tiveram violadas as suas informações, bem como as suas imagens.

Mais uma vez, isto serve de alerta tanto para o ambiente corporativo como residencial. No entanto, um dos principais fatores para que essa situação ainda aconteça é a falta de consciência das pessoas em relação ao uso da internet.

A conscientização segue sendo a maior ferramenta de proteção. É o mais importante elo na corrente de segurança, que é composta por software, hardware e o usuário. A tecnologia é imune a falhas, logo o usuário deve ser treinado para não cair em armadilhas.

Este precisa fazer uso de senhas não triviais, proteger informações sensíveis e não divulgar informações sigilosas. Além disso, sempre pensar duas vezes ao abrir uma mensagem ou acessar um website que acredita ser falso. Um usuário consciente não acredita em “almoço grátis”, com mensagens do tipo “clique aqui e ganhe dinheiro”, bem como mensagens falsas que se aproveitam da curiosidade natural do ser humano.

Estas são armadilhas que direcionam a sites com aplicações maliciosas, que se instalam nas estações de trabalho. Isso permite disparos de spams e o acesso a informações sensíveis na estação do usuário e na rede corporativa.

Também é necessário considerar o fator da popularização dos dispositivos móveis, que podem ser conectados em redes não controladas, infectando os aparelhos, e, por consequência, ao acessar à rede corporativa causar prejuízos.

Além da mobilização das pessoas, é importante ter uma boa configuração de tecnologia para se proteger dos hackers. Para isso, é necessário um antivírus de fabricante confiável na empresa. Usar tecnologias de prevenção de intrusos, analisando e bloqueando acessos indevidos, e manter estações e servidores atualizados com correções fornecidas pelos fabricantes.

Já que os brasileiros se conscientizaram a respeito da política, também é o momento de pensarem na segurança das suas informações na rede. Esta é uma preocupação igualmente de extrema relevância.


O antivírus instalado nas máquinas e servidores é uma peça fundamental, senão obrigatória, mas além disso, é necessário um firewall competente, e a linha XTM da Watchguard é a solução ideal para proteger seu ambiente corporativo, pois conta com o proxy http/https com application control, gateway antivírus e IPS. Essa funcionalidade protege tanto quem navega na web quanto os servidores que são hospedados internamente. Para os datacenters que estão virtualizados (VMWare e Hyper-V), a Watchguard possui a linha XTMv, seu appliance virtual que possui quase todas as funcionalidades do equipamento físico. A Netrunner Tecnologia é Professional Partner da WatchGuard no Brasil, podendo comercializar e oferecer implantação, treinamento gerência e suporte.

Fonte: Site Baguete

Mais informações: www.netrunner.com.br/parceiros_watchguard.aspx

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*