Soluções Inteligentes

Como construir uma Base de Conhecimento Eficaz para o seu Help Desk

O QUE É BASE DE CONHECIMENTO?

Uma base de conhecimento (KBase) é um repositório organizado de dados relevantes, estruturado com as melhores práticas de TI e o conhecimento adquirido com experiências práticas. Uma KBase de pleno direito ajudará a melhorar a produtividade do técnico e a satisfação do cliente.

A base de conhecimento é uma ferramenta essencial para qualquer organização.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA KBASE?

Uma KBase armazena resoluções, soluções alternativas e melhores práticas que ajudam:

  • Diminuir a entrada de solicitações;
  • Evitar logs repetitivos de incidentes;
  • Melhorar o tempo de resolução e a taxa de resolução de solicitações iniciais;
  • Maximizar o uso do portal de autoatendimento.

AQUI ESTÃO AS SEIS ETAPAS PARA CONSTRUIR UM KBASE EFICAZ:

1. Mantenha seu KBase atualizado

Nomeie um gerente de base de conhecimento de sua equipe. O gerente deve possuir todo o ciclo de vida dos artigos KBase, desde identificar soluções para atualizar regularmente o KBase. Inclua contribuições para a base de conhecimento como um indicador de desempenho chave (KPI) para seus técnicos.

2. Estruture seu KBase

Garantir a facilidade de uso e melhor navegação para os usuários finais organizando artigos em categorias e subcategorias, com base na natureza dos problemas que eles resolvem. Manter a consistência na informação e no design através do KBase com modelos pré-definidos.

3. Defina um processo de aprovação

Garantir confiabilidade e manter boa qualidade para o conteúdo da KBase, implementando um processo de aprovação. O seguinte plano lhe dará uma ideia de como fazer isso: Técnico → Especialista em domínio ou soluções → Gerenciador de base de conhecimento. Publicar soluções para os usuários finais assim que forem aprovadas.

4. Melhore a capacidade de pesquisa do seu KBase

Melhore a satisfação do usuário com uma melhor capacidade de pesquisa do seu KBase, marcando artigos com palavras-chave apropriadas. Forneça uma estrutura clara categorizando cada artigo em tópicos específicos do problema.

5. Determine quem vê o que

Divulgar o KBase para usuários finais e oferecer o que é relevante para eles. Melhorar a produtividade dos técnicos, dando-lhes acesso exclusivo a soluções tecnicamente avançadas.

6. Gerencie seus artigos KBase efetivamente

Mantenha o processo de atualização de conteúdo flexível, permitindo que os técnicos voltem os artigos atualizados para sua versão anterior, se necessário.

Mantenha o conteúdo do KBase para uso em todos os momentos com backups regulares.

Monitore a funcionalidade e a qualidade do seu KBase com relatórios oportunos sobre o desempenho e o uso da KBase.

A Netrunner Tecnologia possui a solução completa para a sua necessidade, conheça o ServiceDesk Plus da ManageEngine e tenha total domínio das suas ocorrências e solicitações.

Fonte: Blog ACSoftware.

 

 

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*